Bem-vindos ao Bebé Brincar!

domingo, 11 de outubro de 2009

Nascido em 2006, o NIB (Núcleo de Investigação do Bebé) surgiu do entusiasmo de um grupo de pessoas, de uma urgência social de mudança e da pertinência de uma nova atitude na relação com os outros, e que tem como base a promoção da criatividade e da saúde. Esta mudança de paradigma na área da saúde mental – sair de uma perspectiva centrada no diagnóstico da doença para uma perspectiva centrada na saúde – tem como berço a relação de afecto e de aprendizagem criada com Coimbra de Matos, que nos ensinou a: Ganhar saúde! Porque a frustração e o sofrimento não ajudam ninguém a crescer!

Gerado em vários encontros, inicialmente sediados na Contemporânea (Clínica de Investigação e Desenvolvimento Psicológico, em Lisboa, cujo director clínico é o Prof. Dr. José Paz), onde a discussão e a liberdade de pensar e de criar eram os protagonistas e os anfitriões da nossa atitude relacional, o NIB conta, hoje em dia, com a presença de diferentes profissionais das áreas da saúde e da educação (psicólogos, psicoterapeutas, pedopsiquiatra, médico, educadores, professores e artistas). Pessoa que se foram conhecendo e acolhendo sonhos, projectos e desafios que pudessem trilhar o caminho do “ir sendo na aprendizagem com o outro”.

Um percurso que já conta com 10 anos de experiência nos mais variados contextos – desde a intervenção terapêutica, a nível privado e institucional, aos seminários de formação clínica e aos grupos de investigação de metodologias de intervenção na área da Parentalidade (Grupo de Observação de Bebés de acordo com o Método Esther Bick; Seminários de Formação de acordo com o Método dos Touchpoints de Brazelton e colaboradores; Formação de psicoterapeutas na área da Parentalidade, integrada no Curso de Especialização em Psicoterapia, CEPSI; Serviço domiciliário da Maternidade Alfredo da Costa, criado a partir da necessidade de dar continuidade aos cuidados prestados a bebés em risco). E mais recentemente contamos com a parceria do Laboratório de Música e de Comunicação na Infância – LAMCI, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – UNL, e da Companhia de Música Teatral, na pessoa da Dra. Helena Rodrigues.

Fomos colhendo os melhores frutos e semeando a terra com a esperança de novas colheitas. O paradigma relacional da complementaridade potencia o que há de único no ser humano: a sua criatividade e a sua capacidade de gerar afecto.
Esta necessidade de criar e de inovar na área da Parentalidade levou o nosso grupo de investigadores clínicos a procurar novos desafios de acção/intervenção e de investigação, complementares à intervenção psicoterapêutica. Privilegiamos a metodologia do brincar pela sua acção transformadora na qualidade das relações parentais e pelo potencial de investigação que suscita. Sob este prisma, temos como objectivo primordial a compreensão do desenvolvimento das competências relacionais do brincar durante a primeira e segunda infâncias, bem como a identificação dos processos que estão na base do brincar.
Designamos esta metodologia inovadora e criativa por “Momentos NIB – Nascer, Inovar e Brincar”.
Este modelo de intervenção clínico-pedagógica pode ser utilizado em diferentes contextos no quotidiano das relações familiares: desde os Workshops na Sala do Brincar (sede da nossa investigação), aos Workshops nas creches e jardins-de-infância.
A nossa teoria é aquela que construímos em conjunto com os outros, pais, educadores e crianças; o nosso método é o brincar (Momentos NIB), a nossa aprendizagem é pela vivência de experiências. Os nossos resultados são as transformações relacionais na vida dos “nossos parceiros”, pais e filhos e a nossa também. Acreditamos que é pela criação conjunta, na inovação de metodologias e na descoberta da brincadeira que os pais e filhos poderão encarar os desafios do crescimento como uma maneira de estar na vida ganhando com isso mais saúde e Momentos NIB!

Experimente um Momento NIB – trata-se da arte do encontro entre pais e filhos, estimulando vivências afectivas que geram e expandem competências relacionais, que se tornam mais espontâneas e criativas!


A fundadora e investigadora clínica responsável,

Lourdes Lourenço

A Equipa NIB

Comments

No response to “Bem-vindos ao Bebé Brincar!”
Post a Comment | Enviar feedback (Atom)

Enviar um comentário