Proposta NIB Para as Creches

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O NIB pretende formar pessoas na sua Metodologia Inovadora – os Momentos NIB, Nascer, Inovar e Brincar. O NIB, composto por técnicos da relação, pretende criar uma rede de partilha de conhecimento, vivências e experiências com técnicos, educadores e pais, cujo denominador comum seja precisamente a relação. A relação que estabelecemos entre nós, mas principalmente aquela que construímos com aqueles de quem tomamos conta, os nossos filhos e educandos.

Pretendemos afastar-nos do paradigma da culpa e da doença, criando, para isso, a Metodologia NIB com base na responsabilização, no ganho de saúde e no brincar, o motor de um desenvolvimento potenciador de relações saudáveis.

A proposta que fazemos às creches, jardins-de-infância, instituições de ensino ou outras, pais, educadores e técnicos em nome individual, baseia-se em três campos de intervenção distintos, embora com uma base comum. São os Workshops Clínico-Pedagógicos que se afastam das formações comuns, entrando num estilo interactivo entre todos os intervenientes, baseados em relações de confiança, onde impera a partilha e a mediação pelo brincar.

Workshops Clínico Pedagógicos na Creche

Em primeiro lugar, propomos a implementação de um ciclo de Workshops para pais na creche. Este conjunto de sessões com frequência quinzenal pretende discutir alguns dos temas mais frequentes nas problemáticas de pais e educadores, havendo uma vasta lista de temas de onde os pais poderão escolher aqueles que desejam ver debatidos em cada sessão. A nossa dinâmica inovadora permite, inclusivamente, que os pais possam escolher temas que a Equipa NIB poderá abordar em determinada sessão, mesmo que não constem da lista inicial. São precisamente esta construção conjunta e investigação constante  os catalisadores que motivam o trabalho do NIB dia após dia. Não somos os detentores do conhecimento, queremos construí-lo em conjunto.

Destinatários: Pais, técnicos e educadores
Preço: Os pais podem usufruir de um pacote mensal de 100 euros que inclui:
  • 2 Workshops para o casal
  • 2 Ateliês para 2 crianças
           Sem adesão ao pacote, o preço é de 30 euros por pessoa por Workshop/Ateliê

Frequência: Quinzenal
Duração: 1 ano
Mínimo de Participantes: 7 pessoas por grupo
Máximo de Participantes: 10 pessoas por grupo
Máximo de Participantes para as crianças: 7 crianças por grupo

Temas:
"Dentadinhas de Amor”
“Saber Brincar”
“Conversas sobre a Vinculação e Interacções Precoces”
"Desenvolvimento Saudável”
“Sinais de Alerta”
“Menos Disciplina, Mais Cooperação”
“Ser pai e ser mãe pela primeira vez. E agora?”
“Birras entre irmãos. O que fazer?”
“Cuidar dos pais em tempo de crise conjugal”
“À descoberta do movimento na relação com o outro” (só para crianças).

Queremos ir ao encontro das vossas expectativas. Para tal, aguardamos o vosso contacto através do nosso e-mail para marcação de visita e elaboração de propostas mais adequadas à realidade do espaço educativo em questão: bebebrincar@gmail.com

Estamos à vossa espera!

A Equipa NIB.

Comments

No response to “Proposta NIB Para as Creches”
Post a Comment | Enviar feedback (Atom)

Enviar um comentário