Workshop "Menos Disciplina, Mais Cooperação"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


Workshop Momentos Nib

Conversas Com os Pais
«Menos Disciplina,
Mais Cooperação»

Núcleo de Investigação do Bebé

e

Ateliê Momentos NIB
À Descoberta
do Movimento
Sala do Brincar

Sábado, 30 Janeiro 2010, das 12h às 13h30m
 

«O meu filho está terrível. Socorro! Já não sei o que hei-de fazer». Continuamos com este tema tão importante como é o da disciplina. Será que realmente os nossos filhos precisam de mais disciplina? O que é isso de disciplinar?
 
O NIB propõe, mensalmente, Conversas com os Pais, onde a partilha de experiências, de questões e de estratégias pretende estimular o potencial relacional e criativo que cada família possui.

Com a sua filosofia inovadora, o NIB pretende colmatar a necessidade de um espaço de conversa sem tabus, sem regras pré-definidas, onde a espontaneidade do sentir acompanha a palavra.

Apoiados nas suas investigações com famílias na Sala do Brincar, o NIB apresenta uma nova leitura das relações pais e filhos, onde a tónica é a cooperação, sublinhando a importância relacional da confiança e do entusiasmo pela descoberta do outro.

Venha conversar connosco e traga o seu filho para participar no Ateliê Momentos NIB: «À Descoberta do Movimento», para crianças entre os 18 meses e os 5 anos.    


Morada: Av. Da República, nº 36 A, 6º Esq. 1500 – 123 Lisboa
Workshop para pais: 12,50 euros por pessoa
Ateliê para crianças: 5 euros por criança (18 meses - 5 anos).
Número mínimo de inscrições: 4 adultos.
Marcação prévia em
: bebebrincar@gmail.com


Estamos à sua espera!

Momentos NIB para Profissionais da Relação

sábado, 9 de janeiro de 2010

Cabe a todos nós, técnicos e pais, zelar pelo melhor desenvolvimento dos nossos filhos.
Sabemos que são as relações intersubjectivas precoces que criam ou mesmo potenciam os processos vinculativos que estão na base do desenvolvimento humano saudável. Não nos caberá igualmente fazer com que os adultos com que os nossos filhos interagem ao longo do seu percurso sejam peritos na relação?

A proposta NIB passa pela formação dos técnicos da educação, da saúde, psicólogos e psicoterapeutas É um projecto que assenta num novo conceito - a formação vivenciada - pelo que os educadores são convidados a participar nos Workshops dirigidos aos pais e nos Ateliês dirigidos a bebés e crianças, filmando toda a sessão. A ideia base é que os formandos acompanhem as sessões que a equipa NIB realiza semanalmente com grupos de pais e crianças, participando neles directamente, com o objectivo de, posteriormente, transformar as suas ideias num artigo a ser publicado num livro do NIB.

Esta formação dirige-se preferencialmente a técnicos que possam implementar a Metodologia NIB – Momentos NIB, Nascer, Inovar e Brincar – em seus locais de trabalho.
Apostamos num conhecimento partilhado.

Destinatários: Técnicos de saúde, psicólogos e psicoterapeutas, educadores e outros agentes promotores da relação.
Preço: 50 euros por Workshop
Frequência: 1 vez por mês por cada grupo 
Duração: 1 ano
Número de Participantes: 2 por grupo de pais; 1 por grupo de crianças.

A análise e discussão das filmagens: Dezembro, Março e Junho de 2010.
Supervisão por parte da equipa NIB: ao longo do processo formativo, mensalmente, onde o trabalho quer de análise dos vídeos, quer das questões teóricas acerca da capacidade intersubjectividade, processos de vinculação e desenvolvimento da capacidade de brincar é complementado com o trabalho psicoterapêutico desenvolvido pela equipa NIB com pais e bebés.
   
A formação baseia-se em cinco momentos distintos:
  • Observação participativa dos Workshops Momentos NIB para Pais
  • Observação participativa dos Ateliês Momentos NIB com Crianças
  • Observação em vídeo do trabalho terapêutico (Terapia Momentos NIB) desenvolvido pela equipa NIB com pais e bebés em conjunto como fonte de discussões clínico/ teórica. Supervisão e Formação na metodologia Terapêutica Momentos NIB.  
  • Análise e discussão clínica / teórica do trabalho realizado pelo grupo. 
  • Em Setembro de 2010 os formandos são convidados a apresentar um artigo em conjunto.

Posteriormente, aquando da conclusão da formação e correspondente artigo, cada elemento poderá vir a ser convidado para fazer parte da equipa NIB. Por outro lado, caso pretenda utilizar a nossa metodologia na sua actividade profissional (Terapia NIB/ Workshops clínico-pedagógicos), deverá assumir a responsabilidade de fornecer dados ao Núcleo de Investigação do Bebé, para futuras investigações.

Workshops Momentos NIB para Pais na Sala do Brincar: Conversas Com os Pais

Para a sala do brincar, a nossa sede de investigação, convidamos os pais a virem debater as suas problemática, nesta árdua função para a qual ninguém nos prepara, para a qual não existe um manual ou livro técnico suficientemente esclarecedor: a de sermos pais.

Sob o signo da partilha, sem a culpabilização que a Teoria Psicológica nos vem sobrecarregando os ombros, estamos abertos à diferença, ao debate e troca de experiências parentais e conjugais. Pretendemos formar grupos de pais que vão percorrendo os vários temas que temos preparados para eles, ao mesmo tempo que procuramos que estes criem os seus próprios assuntos de debate, com base nas suas próprias vivências, e que com certeza irão ao encontro das necessidades dos outros elementos dos grupos. É nossa função fornecer um ambiente contentor onde a relação entre todos possa fluir de forma a que a relação vinculativa com os nossos filhos possa sair beneficiada. Assim todos ganhamos saúde!

Em simultâneo com estas “Conversas Com os Pais”, teremos um espaço para os seus filhos: os Ateliês Momentos NIB. O NIB propõe ateliês muito divertidos, onde o brincar - através do movimento, da música, do desenho – é o principal veículo de conhecimento das emoções e do desenvolvimento das competências globais da criança.
 
Destinatários: Pais e filhos.
Preço: 12,5 euros por adulto; 5 euros por criança.
Frequência: 1 vez por mês para cada grupo.
Mínimo de Participantes: 4 pessoas
Máximo de Participantes: 10 pessoas

Temas:
“Dentadinhas de Amor”
“Saber Brincar”
“Conversas sobre a Vinculação e Interacções Precoces”
“Desenvolvimento Saudável”
“Sinais de Alerta”
“Menos Disciplina, Mais Cooperação”
“Ser pai e ser mãe pela primeira vez. E agora?”
“Birras entre irmãos. O que fazer?”
“Cuidar dos pais em tempo de crise conjugal”
“À descoberta do movimento na relação com o outro” (para crianças).