Feliz Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009



A Equipa do NIB deseja a todas as famílias portuguesas um

Feliz Natal,

repleto de boa disposição e recheado de brincadeiras.

Que neste Natal deixemos sair para brincar a criança que temos dentro de nós.

Como Brincam as Famílias Portuguesas?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lançamos este desafio! Queremos saber como brincam as famílias portuguesas!



A nossa capacidade de brincar
é o espírito do nosso potencial criativo.

Convidamos as famílias portuguesas a participar num novo projecto NIB: enviem-nos  textos acompanhados de vídeos, fotos ou outros suportes que vos pareçam adequados sobre jogos, brincadeiras, histórias e outros momentos que partilhem com as vossas crianças. Enviem-nos os vossos materiais para o e-mail: bebebrincar@gmail.com.

Gostaríamos de criar um registo das brincadeiras mais comuns nas famílias portuguesas.

A equipa NIB fará o seu comentário acerca do Potencial Criativo de cada família. Publicaremos no nosso blogue as brincadeiras que nos parecerem mais criativas. As famílias mais criativas serão convidadas a participar numa Festa NIB: um dia de brincadeira entre pais e filhos!

Participe e invista no potencial criativo da sua família.

Boas brincadeiras!


Proposta NIB Para as Creches

O NIB pretende formar pessoas na sua Metodologia Inovadora – os Momentos NIB, Nascer, Inovar e Brincar. O NIB, composto por técnicos da relação, pretende criar uma rede de partilha de conhecimento, vivências e experiências com técnicos, educadores e pais, cujo denominador comum seja precisamente a relação. A relação que estabelecemos entre nós, mas principalmente aquela que construímos com aqueles de quem tomamos conta, os nossos filhos e educandos.

Pretendemos afastar-nos do paradigma da culpa e da doença, criando, para isso, a Metodologia NIB com base na responsabilização, no ganho de saúde e no brincar, o motor de um desenvolvimento potenciador de relações saudáveis.

A proposta que fazemos às creches, jardins-de-infância, instituições de ensino ou outras, pais, educadores e técnicos em nome individual, baseia-se em três campos de intervenção distintos, embora com uma base comum. São os Workshops Clínico-Pedagógicos que se afastam das formações comuns, entrando num estilo interactivo entre todos os intervenientes, baseados em relações de confiança, onde impera a partilha e a mediação pelo brincar.

Workshops Clínico Pedagógicos na Creche

Em primeiro lugar, propomos a implementação de um ciclo de Workshops para pais na creche. Este conjunto de sessões com frequência quinzenal pretende discutir alguns dos temas mais frequentes nas problemáticas de pais e educadores, havendo uma vasta lista de temas de onde os pais poderão escolher aqueles que desejam ver debatidos em cada sessão. A nossa dinâmica inovadora permite, inclusivamente, que os pais possam escolher temas que a Equipa NIB poderá abordar em determinada sessão, mesmo que não constem da lista inicial. São precisamente esta construção conjunta e investigação constante  os catalisadores que motivam o trabalho do NIB dia após dia. Não somos os detentores do conhecimento, queremos construí-lo em conjunto.

Destinatários: Pais, técnicos e educadores
Preço: Os pais podem usufruir de um pacote mensal de 100 euros que inclui:
  • 2 Workshops para o casal
  • 2 Ateliês para 2 crianças
           Sem adesão ao pacote, o preço é de 30 euros por pessoa por Workshop/Ateliê

Frequência: Quinzenal
Duração: 1 ano
Mínimo de Participantes: 7 pessoas por grupo
Máximo de Participantes: 10 pessoas por grupo
Máximo de Participantes para as crianças: 7 crianças por grupo

Temas:
"Dentadinhas de Amor”
“Saber Brincar”
“Conversas sobre a Vinculação e Interacções Precoces”
"Desenvolvimento Saudável”
“Sinais de Alerta”
“Menos Disciplina, Mais Cooperação”
“Ser pai e ser mãe pela primeira vez. E agora?”
“Birras entre irmãos. O que fazer?”
“Cuidar dos pais em tempo de crise conjugal”
“À descoberta do movimento na relação com o outro” (só para crianças).

Queremos ir ao encontro das vossas expectativas. Para tal, aguardamos o vosso contacto através do nosso e-mail para marcação de visita e elaboração de propostas mais adequadas à realidade do espaço educativo em questão: bebebrincar@gmail.com

Estamos à vossa espera!

A Equipa NIB.

O Mundo das Massagens

É com enorme agrado que o NIB dá as boas-vindas a este parceiro:

As crianças apreendem o mundo brincando, experimentando, explorando, relacionando-se… E qual  a melhor companhia para esta aventura das descobertas e do brincar? O pais e a família, claro!... E não são necessários brinquedos caros ou artefactos que funcionem a pilhas — bastam materiais caseiros comuns e um pouco de criatividade para conseguirmos momentos bem divertidos em família!

Os Ateliers Pais e Filhotes vêm dar essa oportunidade, pais e bebés brincam, descobrem e sujam-se muito, sem preocupações e com muita diversão:
  • Pintura para bebés com tintas de legumes caseiras
  • Plasticina caseira para bebés 
  • Digitinta para bebés com tintas comestíveis
E muito mais...

Visite o blogue deste nosso parceiro e conheça todas as actividades propostas:

Vinculação

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Atelier Momentos NIB de hoje não aconteceu na Sala do Brincar como era previsto. Tal como na sessão anterior só tivemos com um menino, desta vez o Diogo de 2 anos. Só que o Diogo não quis sair logo do colo da mãe e por isso ficou com ela na sala onde os pais e os terapeutas conversavam. As terapeutas da Sala do Brincar olharam-se perplexas a pensar: “E agora? Como vamos fazer?” A mãe do Diogo, adivinhando os nossos pensamentos, incentivou-nos dizendo: “Agora vão ter de o conquistar!” Ao colo da mãe, que estava de costas para nós, o Diogo podia, em plena segurança, “avaliar” a situação e quem sabe, as intenções daquelas três “crescidas” que olhavam e sorriam para ele.  Podia olhar e mostrar curiosidade ou, pelo contrário, esconder o rosto entre os cabelos da mãe; podia também afastar as nossas tentativas de aproximação com gestos claros como o da sua mão empurrando a minha ao mostrar-lhe os fantoches de dedo com que poderíamos brincar. Os olhos do Diogo até pousavam curiosos na bola que a Catarina e a Mariana faziam rolar em cima do pano de algodão, mas claramente ele ainda precisava de recarregar baterias no colinho da mãe que estava tão bom.
Mas afinal a sessão de movimento já tinha começado! Porque no NIB a aprendizagem que fazemos constantemente é essa: como podemos chegar ao outro, entendê-lo e ao mesmo tempo darmo-nos a conhecer e exprimir aquilo que sentimos. Decidimos então ficar na sala dos pais. Eu sentei-me ao lado do Diogo e da mãe e pude ir experimentando novas formas de interacção com ele. Tinha sempre o cuidado de deixar espaço aberto para que fosse ele, se quisesse, a continuar as minhas sugestões. Aos poucos, através de objectos que serviam de “ponte” entre os nossos espaços pessoais (onde nos sentíamos seguros e que era importante respeitar), fomos comunicando e visitando o espaço do outro. Por isso fiquei contente quando o Diogo, através de jogos muito simples de imitar/ ser imitado, surpreender/ mostrar-se surpreendido, começou a tomar a iniciativa de interagir comigo. Fomos desta forma ganhando o reconhecimento um do outro e com isso conquistando a nossa posição e afirmando o nosso “Eu”. Uso aqui de propósito o nós para mostrar o carácter de igualdade e de cooperação que o verdadeiro brincar, a meu ver, implica. Sem estarmos ao nível do outro não pode haver brincar (é outra coisa), mesmo quando brincamos aos pais e aos filhos, professor e alunos, ou medico e doente,  somos iguais nesse jogo de faz-de-conta, em que a imaginação de um ajuda a desenvolver e constrói-se com a imaginação do outro.
Tendo o colo da mãe como porto seguro (que gradualmente deixou de ser o foco da sua atenção e passou a ser facilitador e espectador do seu brincar) o Diogo começou a interagir cada vez mais comigo, primeiro através dos objectos, depois dos nossos corpos e dos seus ritmos próprios. O colo da mãe esteve sempre lá – disponível – permitindo ao Diogo chegar até a esquecer-se dele por instantes. Foi um belo exemplo do que entendemos por vinculação!
Assim tivemos duas sessões a acontecerem simultaneamente no mesmo espaço, conversas entre adultos e o brincar de uma criança com os seus movimentos próprios, como um núcleo onde o Nascer, o Inovar e o Brincar, ganham sentido.


Rita Gonzaga Gaspar